Implantes Dentários (Implantodontia)
Implantes convencionais
Implante de um dente
Implantes de Múltiplos Dentes
Prótese Tipo Protocolo (Fixa)
Prótese tipo Overdenture (removível)
Quando perdemos os dentes, o osso alveolar passa por um processo de remodelação e, conseqüentemente, acontece uma perda óssea progressiva. Dessa forma, a reposição com implantes dentários é a maneira de estabilizar e estacionar essa perda contínua e devolver uma mastigação e oclusão satisfatória ao paciente, dentro de padrões estéticos aceitáveis.
Implante dentário é uma raiz artificial que é implantada na maxila ou mandíbula para assegurar a reposição de um ou mais dentes perdidos. Os Implantes são feitos de um metal chamado titânio que é aceito pelo organismo e não causa rejeição.
A reabilitação oral com implantes dentários é realizada pelo Implantodontista, que faz o planejamento, baseando-se em exames complementares, tais como: raio-x e/ou tomografia computadorizada para avaliar a quantidade de osso remanescente, modelos da boca para determinar o espaço disponível e exames de sangue para descartar quaisquer distúrbios sistêmicos que contra-indiquem temporariamente o procedimento. Para a instalação de implantes dentários, é necessário uma mínima altura e espessura óssea que seja compatível com a instalação de implantes de bom tamanho, possibilitando a instalação de uma coroa protética com padrões estéticos ideais.
Quando o remanescente ósseo é insuficiente para a instalação de implantes dentários, temos que lançar mão de algumas alternativas terapêuticas, explicitando aos nossos pacientes as vantagens e desvantagens, além dos riscos inerentes de cada procedimento com os respectivos custos. Entre as possibilidades de tratamento podemos citar:
• Reconstrução do tecido ósseo reabsorvido através de enxertos ósseos (Extra-oral, Intra-oral, Banco de tecidos, Biomateriais e Engenharia tecidual);
• Instalação de Implantes curtos;
• Distração osteogênica (alongamento ósseo controlado);
• Regeneração Óssea Guiada;
• Implantes Zigomáticos.
Formas de reabilitação oral com implantes osteointegráveis
Implantes convencionais - são realizados em duas fases: na primeira (fase cirúrgica) é feito uma microcirurgia onde é instalado o implante dentro do osso. Os pontos são removidos em média com 8 dias. A partir daí os implantes ficam submersos no tecido ósseo aguardando o tempo de 4 a 6 meses necessário ao processo fisiológico da osseointegração. Concluído esse tempo de espera, é realizada uma microcirurgia para expor a cabeça do implante e proceder a instalação do cicatrizador ou pilar protético dando início a fase laboratorial (fase protética) de confecção da(s) prótese(s) sobre implante(s) que pode durar de 8 dias a 2 meses.
Implantes com carga imediata - são implantes que são instalados em situações clínicas selecionadas, que permitem a instalação imediata de uma prótese provisória (dente) estética em resina, parafusada ou cimentada sobre o(s) implante(s) num prazo de até 48 horas. A partir desse momento, o paciente passa a mastigar normalmente com essa prótese a fim de readaptar sua mastigação a esse novo aparato oral e em torno de 6 meses é feito uma prótese definitiva sobre o(s) implante(s).
Tipos de Implantes Dentários
Implante de um dente
O implante de um dente consiste em três segmentos: o implante que substitui a raiz do dente, o pilar protético que suportará a coroa protética e a coroa protética parafusada ou cimentada sobre o pilar. Em situações clínicas especiais poderemos lançar mão da instalação de um implante com a colocação de uma coroa protética no mesmo tempo cirúrgico (carga imediata).
Implantes de Múltiplos Dentes
Os implantes suportam mais carga mastigatória que as raízes naturais dos dentes, conseqüentemente, diversos dentes perdidos podem, às vezes, ser substituídos com poucos implantes. Por exemplo, três dentes perdidos podem ser repostos com dois implantes dando suporte a 3 coroas dentárias.
Desdentado total
Prótese Tipo Protocolo (Fixa)
Em casos onde exista perda de todos os dentes da maxila e/ou mandíbula, podemos lançar mão de 4 a 6 implantes, no caso da mandíbula, dando suporte a 12 dentes, com uma prótese parafusada sobre os implantes. Em casos de maxila, instalamos em média 8 implantes para dar suporte a uma prótese fixa de 12 dentes parafusada sobre os implantes.
Prótese tipo Overdenture (removível)
Nos casos onde existe perda de todos os dentes da Maxila e/ou mandíbula, há uma alternativa mais econômica para reabilitação com implantes dentários, trata-se da prótese tipo overdenture (removível) que é uma prótese suportada pela mucosa e retida nos implantes que apresenta uma melhoria inquestionável na estabilidade e conforto da prótese total em comparação à prótese convencional. Esta opção reabilitadora consiste em 2 a 4 implantes que servem de apoio a uma prótese total removível através de sistemas de encaixe de precisão na base da prótese.